terça-feira, agosto 08, 2006

A verdade compensa sempre

O psicanalista e consultor Brad Blanton diz que falar a verdade compensa. Mesmo quando receia que as consequências sejam desastrosas, vale a pena arriscar. As pessoas directas têm mais hipóteses de ser bem sucedidas.

Método para enfrentar a realidade

  • Deve dizer cara a cara o que o irrita na atitude do seu interlocutor.
  • Não tem que se controlar. Se lhe apetecer gritar, grite.
  • Não racionalize a raiva. Os ressentimentos são irracionais, não razoáveis, estúpidos e baseados em informações incompletas.
  • Preste muita atenção aos seus sentimentos e às suas reacções corporais. Isso vai ajudá-lo.
  • Não reprima nenhum sentimento durante uma discussão, seja esse sentimento uma gargalhada ou mesmo um choro.
  • Prolongue a discussão até ao fim.

www.radicalhonesty.com


P.S. - Este artigo não é meu, mas já foi copiado há muito, e já não lembro de onde.
P.S.2 -Pessoalmente, apliquei muitas vezes este método.

8 comentários:

Stella disse...

Será que podemos mesmo aplicar tudo o que aqui está escrito?
Dizer ao nosso interlocutor o que nos irrita, essa é sem duvida a melhor forma de expressão, dizer o que nos vai na alma, infelizmente nem sempre, ou melhor quase nunca o fazemos.

BEijinhos

Best of Vaya con Dios...tens??

Aragana disse...

Se eu te contasse sobre as vezes em que eu já fui prejudicada por ser assim e agir assim..

... estavamos aqui a tarde toda comigo a falar!

Mas eu nao consigo deixar de ter o coração ao pé da boca pá... Mas juro que às vezes gostava de ser mais calculista... sério...

cá-cá (Portugal) disse...

nas relações pessoais podemos e devemos agir assim, agora a nivel profissional... mal de mim se disser tudo o que me vai na alma!!! O hospital é aqui perto acho que me internavam na ala psiquiátrica num instante...

Desassossego disse...

Pois, dizer o que nos vai na alma apetece mas...nem sempre é a melhor estratégia de sobrevivencia...mentir não é melhor... as vezes contornar ajuda a sobreviver anível profissional e pessoal...

Um xi grande para ti...

Luna disse...

A melhor coisa que nos pode acontecer interiormente é sermos verdadeiros com os outros e acima de tudo com nós mesmos , mas isso em relação aos outros não é entendido, pois vivemos em um mundo de aparencias, onde quase tudo é pintado com a cor que nos pedem, temos de agradar ao outro ainda que pisando os nossos sentimentos, tento o mais possivel ir de acordo com os meus sentimentos.

Estou de acordo com o que dizes menos "Prolongue a discussão ate ao fim"
Isso não leva a nada só a gerar mais discordia, e a nos magoarmos mutuamente
beijos

BlueShell disse...

Vou tentar....vou tentar....

Um beijo azul...
BShell
0]]]]]]]]]]]]]]]0
0[[[[[[[[[[[[[[[0
0o0o0o0o0o
0o0o0o0
0o0
o

Elisheba disse...

H]a um velho ditado que diz> franquesa em demasia ]e falta de cortesia."

Sou demasiado sincera e por isso tenho sido prejudicada.O facto de "acharmos" que temos razão não nos pode levar a dizer o que nos dá na real gana. Há que ponderar, sobretudo se o final for ferir alguem!

Somos livres até um determinado ponto!Devemos ter sempre em conta o que nos sai da boca pois num momento de ira, podem-se cometer "infracçóes" que não voltam atraz!
"A palavra dura suscita o furor e a palavra mansa acalma"
(desculpa, disse o que me ia na alma relativamente a este assunto. Um bravo pelo tema!

ADOREI ESTE TEU LUGAR!VOLTAREI CERTAMENTE!

Beijocas1

Salseira disse...

Olá!

Aqui estou regressada de férias... :D

Por acaso, não concordo com o que é dito neste post. Nem todas as verdades são para se dizerem, nem sempre é positivo deitarmos tudo para fora e nem sempre se ganha nada em levar uma discussão até ao fim ou mostrarmos tudo o que estamos a sentir.

Uma palavra pode causar muita dor e nunca pode ser retirada depois de já ter sido dita.

Nem sempre as pessoas estão preparadas para a verdade e esta pode fazer-lhes muito mal.

Nem sempre temos razão quando achamos que temos e é preciso alguma distância para nos aperecebermos do que estamos a sentir.

Não estou a defender a hipocrisia nem a nossa anulação. Estou a defender a calma, a racionalização e a paz.

Mas esta é apenas uma opinião... :)