quarta-feira, julho 26, 2006

Solução do problema do Patch Adams

As chamadas mentes criativas vêem as soluções para além do problema, para além do óbvio.

Neste problema de quantos dedos da mão se vê, passa-se o mesmo, a solução não está no problema, a solução está para além do problema, assim, se olharmos para um ponto para além da mão, iremos descobrir que não são quatro dedos os que vemos, mas sim oito dedos, devido à desfocagem da nossa mão, mas se o nosso ponto de visão for a mão então continua-se a ver os quatro dedos, porque a nossa visão está a focar a mão.

A resolução do problema é dada ao Patch Adams por aquele louco, depois de lhe remendar o copo de papel, que vertia água, e desde aí ele quis ser chamado Patch.

Quantas vezes nas nossas vidas demos as respostas óbvias aos problemas que vieram ter connosco? A solução não está no problema, tenho experimentado em mim mesmo isto, por exemplo, quando me perguntam que faria eu caso fosse despedido, e eu podia responder através do óbvio, que seria uma desgraça, estaria perdido, cairia nas ruas da amargura, mas não, tento sempre ver o problema noutro ponto de vista, olhando para lá do problema, e encontrando nesse sítio a solução criativa, neste caso do despedimento, iria ver que outras coisas sei fazer para além daquilo que eu faço hoje para meu sustento, não teria qualquer problema em vender as minhas coisas, não teria problema em ir fazer um trabalho mais baixo na escala social.

Se quiserem dar o vosso testemunho de alguma experiência na vossa vida, que tenha acontecido assim. Força!!!

6 comentários:

Salseira disse...

Já escrevi isto no chat mas... adivinha que filme deu ontem na TVI! :)

Não vi todo porque começo (nem do início), como não podia deixar de ser, à 1h da manhã mas, do que vi, gostei.

E até arranjei uma outra solução para o problema dos dedos (não apanhei essa parte). Pensei que fosse uma questão de perspectiva porque se estiver em frente a alguém e fizer essa pergunta, um de nós vai ver 4 dedos e o outro 5.

Quanto ao que pedes, de uma história pessoal, até tenho uma. Venho já contá-la! :)

Salseira disse...

Aqui vai a história:

Vivi um relacionamento de cerca de 3 anos e muito complicado. Durante ano e meio fui viver com essa pessoa mas sempre com medo do que aconteceria se acabasse. Para onde iria depois, o que faria, como iria superar, etc,etc.

Por fim, acabou mesmo.

Não me desesperei. Chorei, lambi as minhas feridas como os gatos, e dei a volta por cima. Comecei por ir para casa de uns amigos, depois aluguei um quarto e agora, finalmente, um apartamento.

Percebi que tinha muitos amigos. Percebi que outros não eram tão amigos assim. Percebi que afinal estava presa e não sabia. Percebi que sou forte. Percebi que é sempre possível dar a volta se a isso nos propusermos. :)

Stella disse...

Não vou dar testemunho, porque não terias espaço suficiente :) Mas sim temos de encarar a vida de outra forma, e não pensar sempre no lado negativo de tudo.

Estou de acordo, parabens!

Beijinhos

Aragana disse...

O testemunho mais recente que te posso dar é que em Setembro do ano passado fui "dispensada" pelo meu antigo empregador porque ele imbirrou comigo... deram-me uma indeminização e poe-te andar!
Por diversos motivos, até porque o meu trabalho já estava a ofuscar demasiado certas pessoas.. enfim. Grandes histórias.

Fui fazer outra coisa.. dentro, mais ou menos , da mesma área, mas para outra linha de negócio diferente. (nada de muito excitante por ora mas com grandes perspectivas de futuro)

Fui a entrevistas, entretanto fui-me entretendo com algumas coisas que gosto de fazer.

Mas sabes, nas alturas mais complicadas da minha vida, por exemplo quando me separei e tive de criar a minha piolha sozinha, fui fazer de tudo em part time como: ajudante de dentista, fazer bolos e vender para cafés e restaurantes, ajudante de pastelaria, empregada de balcão, etc....
E nem imaginas como hoje estou mais "rica"!!!!!!

Beijos

Desassossego disse...

Luis Carlos, tenho como um dos meus lemas de vida que tudo se faz e tudo se cria. ao longo da minha curta existencia tenho procurado sempre outra maneira de resolver as coisas, não desesperando, porque há sempre uma porta para abrir... e principamente acreditando que amanha o Sol brilha sempre...
As vezes não é facil e nada nos é dado mas vale a pena...

Xi grande

cá-cá (Portugal) disse...

Concordo plenamente. Até no amor isso acontece, quando acaba uma relação parece que vai ser o fim do mundo, mas ao analisar as coisas friamente algum tempo depois chegamos á conclusão de que foi o melhor!! Bjs!