segunda-feira, maio 21, 2007

Entrega-te

"Entrega-te a ti, em primeiro lugar, depois entrega-te aos outros, e estarás a entregar-te a Deus"

Quem é que está em primeiro lugar?
Eu estou em primeiro lugar.
Tu estás em primeiro lugar.
Jesus pôs-se em primeiro lugar.
Quantas vezes ele se afastou sozinho para meditar?
E foi a partir da meditação pessoal e pela interiorização, que ele se encontrou com ele próprio e decidiu o que tinha para fazer, depois se entregou aos outros seres humanos, mas regularmente voltava-se para si mesmo e meditava só.
Na entrega de mim a mim e na entrega de mim aos outros, eu estou a entregar-me a Deus.
Que mais há para entregarmo-nos? Isto que eu estou a dizer são apenas palavras, faz tu a experiência delas e diz-me o que sentiste.

3 comentários:

Desassossego disse...

Pois é, quando nos voltamos para dentro, quando procuramos as nossas respostas no interior de nós mesmos e as aceitamos, não nos fingimos surdos aos apelos que nos são lançados pela nossa Alma, ou Eu interior ou... algo acontece, temos mais certeza, mais compreensão, mais força, mais vontade e partimos para a concretização ou experiência de sermos, de assumir o nosso eu... e alcançamos a paz e crescemos... foi assim comigo... foi assim que eu experimentei...
Beijo doce.

Paulo Costa disse...

Sim, de facto, Jesus retirava-se várias vezes para orar e meditar; mas isso, de modo algum, quer dizer que ele se entregava a si próprio ou colocava os seus interesses e planos pessoais em primeiro lugar. Nessas ocasiões(em que se afastava para orar), Ele orava e entrava em perfeita comunhão com o Pai, pedindo que Ele o encorajasse, guiasse e fortalecesse. Jesus não tomava decisões baseadas unicamente no seu próprio critério ou iniciativa pessoais. Ele consultava sempre o Pai e agia em harmonia com o plano de Deus. Já leste a Bíblia com atenção? Jesus entregou a sua vida para a nossa salvação. Queres entregar-te aos outros? Ama como Jesus amou. Doa-te sem reservas.
Mudando ligeiramente de assunto: se tiveres disponibilidade de tempo, segue este link:http://artedartes.blogspot.com/ e lê com atenção e sem preconceitos o post "A Natureza do Mal".
Um abraço!

Funny disse...

A união que encontrava na harmonia da relação com Deus fortalecia-o, porque entrava em harmonia com a Vida, o Amor e tudo o que existe que é Deus, incluíndo ele próprio.

Quando estabelecemos essa ligação e encontramos essa harmonia em nós, podemos e somos muito mais plenos, pelo que ao procurarmos sermos e vivermos essa plenitude e virarmo-nos primeiro para nós não é um acto de egoísmo egoísta, é antes um egoísmo altruísta, pois procuramos estar bem connosco, sentirmo-nos mais divinos, é uma premissa essencial para estarmos com os outros e entregarmo-nos aos outros.