quarta-feira, janeiro 28, 2009

Já lá estive


Existem diferenças entre “testemunho” e “opinião”

Para dar o meu testemunho, eu procuro no conjunto das minhas experiências de vida, alguma situação pela qual eu também passei, e é nesse encontro entre pessoas que se faz o intercâmbio da compreensão humana, que se testemunha a Vida em nós.

A minha opinião não parte da minha experiência com a vida, a minha opinião é apenas intelectual, vem dos livros que li, vem dos professores que passaram por mim, vem de todas as pessoas que me rodeiam e contam os seus casos de vida, vem da sociedade, menos da minha experiência pessoal.

Quando digo às pessoas que já lá estive, é porque a situação pela qual elas estão a passar, eu já passei e saí dela, no fundo fui testemunha de algo que me aconteceu, agradável ou desagradável. Então eu dou o meu testemunho com toda a facilidade.

Por outro lado, se eu não passei nem tenho experiência da situação pela qual a outra pessoa está, com muito cuidado e com muito aviso, darei a minha opinião sobre o assunto, ou então me calo e apenas oiço, e deixo que a história da experiência da outra pessoa venha até cá dentro de mim, para sentir a pessoa perto de mim.

O que oiço e leio de outros, vejo-os a lançar facilmente as suas opiniões sobre as vidas de outros, de como deviam viver, decidir, ser, mas que eles próprios nunca viveram, decidiram, foram aquilo que opinam.

Era importante fazermos uma lista de experiências que tivemos na nossa vida, então esses serão os nossos testemunhos. Com os nossos testemunhos, sabemos a altura certa para os darmos e para acompanhar a outra pessoa, cria-se cumplicidade, promove-se a outra pessoa, é a nossa mão que estamos a dar. Esta é verdadeira caridade, aquela que é baseada no testemunho e não na opinião.

Então vamos todos testemunhar a Vida, o Amor, Deus.

Sem comentários: