segunda-feira, julho 20, 2009

Resposta ao Anónimo do Sábado, 18 Julho, 2009

Anónimo do Sábado, 18 Julho, 2009 disse...

“Com certeza, como grande parte do clero, você é apenas mais um que não entendeu a o texto pontifício.”

 

Olá Anónimo,

 

Eu entendi o que o papa (o Joseph Ratzinger) escreveu, a sabedoria popular é quem o diz, "faz o que eu te digo, não faças o que eu faço", esta é mensagem do Joseph.

 

Como pode um homem que se vê,

Com poder absoluto,

Com poder discriminatório,

Com poder de mandar excomungar alguém da igreja que se diz católica (universal),

Com poder sobre todos os que se põem debaixo dos seus pés na pirâmide do catolicismo,

Que não se vê como igual a todos os outros seres humanos, julga-se “o” escolhido de Deus,

Que julga e condena outros seres humanos, em vez de acolhê-los,

Que vive preso e condicionado pela Cúria Romana,

Que nunca esteve com os mais pobres dos pobres, pois poderia sujar as suas vestes magnificas,

Que se vê e gosta de ser chamado de Sumo Pontífice, coisa que Jesus nunca fez,

Que se vê como infalível, nem Jesus chegou a esse primor,

Que se pensa mandatado por Jesus para exercer o poder monárquico, coisa que Jesus nunca fez,

Que vive no fausto e no luxo, na bajulação e na adoração, coisa que Jesus nunca fez,

Que pensa que as pessoas amam a sua pessoa, mas elas apenas têm respeito pelo posto que ele ocupa e nada mais, é apenas uma falsidade, um engano, cego a guiar outro cego,

 

Escrever sobre a Verdade e a Caridade?

 

Se acreditasse nas palavras que escreveu, e verdadeiramente se comprometesse com elas, então na mesma hora, desistia de ser papa, de ser bispo, de ser cardeal, de ser padre, e passava a ser “ser humano” até às últimas consequências, igual entre iguais, irmão entre irmãos, nunca ser superior, nem ser inferior, olhava para todos os seres humanos e via a irmandade humana, e só a partir daí é que se construiria uma verdadeira sociedade humana, a verdadeira ecclesia.

 

Mas isto não aconteceu, por isso, esta encíclica não passa de um embuste, e o Joseph é um embusteiro, que engana as pessoas de boa-fé, e de bom coração e que sentem a necessidade de ter um líder e de jogar o jogo do “siga o líder”, visto esta ser uma maneira de não se responsabilizar pelo rumo da sua vida, vivendo de uma forma amorfa e cega, sem pensar e decidir muito, sempre necessitada de orientação, pelos vistos o Joseph gosta deste tipo de pessoas, por que será?

 

Palavras, leva-as o vento diz o povo sábio, assim é como as minhas palavras, a não ser que alguém as apanhe e as faça suas.

 

Assim seja.

 

 

sexta-feira, julho 17, 2009

"Preciso de uma oportunidade"

 
Aos 30 anos e com três filhos para criar, Alda Susana Nunes está desesperada. Desde os 15 anos - altura em que a mãe foi presa e teve de tomar conta de si e de uma prima de cinco anos - que a vida é uma luta. Sem oportunidades.

"Parece que a minha sorte nunca muda. Estou a perder a esperança", conta esta mãe, residente em Rio Tinto, que sofre de uma depressão e já fez uma tentativa de suicídio.

Alda é um rosto da pobreza transgeracional, um padrão que as estatísticas demonstram ser difícil de romper. Eram oito filhos de um casal divorciado. Viviam com a mãe, o pai estava em Lisboa e nunca faltou com a pensão de alimentos. Quanto a mãe foi presa, foram os 12 contos que o pai lhe enviava que lhe permitiram sobreviver e mandar a prima para a escola.

"Queria ter uma família. Isso sempre foi o mais importante para mim", conta Alda, que começou a viver com o ex-marido aos 17 anos e teve o primeiro filho, João, um ano depois. Igor chegou quando ela tinha 21.

O marido, ciumento, não queria que ela trabalhasse. Agora, percebe que era uma forma de a manter cativa e dependente de uma relação marcada pela violência conjugal. Foram nove anos de maus-tratos agravados pelo alcoolismo do marido. Separaram-se e ele desapareceu da vida dos filhos.

O segundo companheiro e pai da Susana, de três anos, trocou a droga pelo álcool e revelou-se particularmente violento. Deixou-o antes de a menina nascer e, quando a situação atingiu o intolerável, Alda fez queixa por violência conjugal. Está a cumprir uma pena de prisão de dois anos e dois meses.

Desde Novembro que frequenta uma formação de apoio à comunidade e família, com equivalência ao 9.º ano, mas as faltas que já deu para tratar dos filhos colocam em risco a continuidade do curso. "Tenho muita pena se não continuar, porque gostava muito de trabalhar nessa área", diz Alda.

Com cinco meses de aluguer em atraso, sobre ela pende também a ameaça de despejo. A casa onde residem, em Rio Tinto, também está ameaçada. "O que mais preciso é de uma casa. Ainda agora fui à Câmara de Gondomar para ver se consigo uma casa, mas disseram-me para esperar."

"Não tenho medo de trabalhar. Já fui empregada de limpeza e de balcão, operadora de caixa, já trabalhei numa cozinha, já fiz muitas coisas e sinto-me com saúde para trabalhar", diz Alda. "Preciso de uma oportunidade", assim resume a sensação de impotência que tem perante a vida.

Sem apoio dos pais dos filhos ou dos seus irmãos, muitos são os meses em que o dinheiro não estica e tem de comprar fiado a comida. Para Alda, os filhos "estão sempre em primeiro lugar." A alimentação e a escola deles é o que mais me preocupa. Eu arranjo-me como posso."

 

Retirado do Jornal de Notícias online do dia 16 de Julho de 2009

 

quarta-feira, julho 15, 2009

Gripe A, métodos naturais

Vitamina A

A sua deficiência provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

As principais fontes: cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco, brócolos e melão.

Vitamina C

Aumenta a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.

Encontrada na acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, morango, tomate, vegetais folhosos crus, repolho e pimentão verde.

Caminhe pelo menos 30 minutos diariamente.

Evite fast-food.

Beba um mínimo de 2 litros de água diariamente.

Agora algo importante, pode não parecer mas é verdade e cientificamente comprovado :

Stress faz mal à saúde e ao sistema imunitário, evite o stress, tente relaxar, meditar...

 

Cogumelos Shiitake

Própolis

    Tem funções : Anti microbiana, antivirótica, anti inflamatória, antioxidante, bacteriostática, anti-séptica, e muito mais.

 

 O conhecido Panax Ginseng ( raiz) 

        As farmácias tanto o criticavam mas agora também vendem... Descobriram a galinha dos ovos de ouro.

        Muitas raízes assumem uma forma curiosa, a forma do corpo humano.

 

 Algas Marinhas:

( Procure numa Ervanária)

As algas marinhas ajudam a restabelecer as reservas de ferro e são óptimas fontes dos principais minerais. São vários os tipos de algas: ágar-ágar, arame, bodelha, clorela, dulse, hiziki, irish moss, kombu, nori, spirulina, e wakame.

As algas marinhas fazem parte da alimentação de muitos povos, como os chineses e os japoneses .

As algas são uma excelente fonte de iodo, mineral essencial ao correcto funcionamento da tiróide.

Outros minerais que normalmente se encontram nas algas são o ferro, o potássio, o cálcio, o cobre, o magnésio e o zinco.
A maioria das algas contém ainda betacaroteno (provitamina A) e algumas das vitaminas do complexo B.

A maioria dos tipos de algas apresenta um elevado conteúdo proteico, sendo ricas nos aminoácidos essenciais.
 
 

quinta-feira, julho 09, 2009

Veritas in caritate versus Caritas in veritate

"Acaba de ser aberta e difundida a nova carta encíclica de Bento XVI, Caritas in veritate, "sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade". Melhor seria que o papa tivesse partido, nesta sua carta encíclica, da verdade para a caridade. Veritas in caritate. Porque a Verdade Amada e Praticada é que nos faz livres. E só na Liberdade que brota da Verdade Amada e Praticada é que o Amor se torna fonte de desenvolvimento integral do Humano. De contrário, acaba na Caridadezinha, que é a outra face da Exploração. Sem Verdade Amada e Praticada, nem o Amor o chega a ser. Depressa redunda em Submissão, em Subalternidade, em Vassalagem. O Amor só é Amor Criador do Humano, quando nasce da Verdade Amada e Praticada. Do alto do seu trono papal; do alto da sua Cúria Romana; do alto do seu Poder monárquico absoluto, Bento XVI desconhece a Liberdade que brota como fruto da Verdade Amada e Praticada. O Poder Praticado, para mais, monárquico e absoluto, é que discorre, de discorrer, sobre desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. Porque pensa que é pela Caridadezinha que chegamos a ser humanos. Quando só a Verdade Amada e Praticada nos faz livres. E sem esta premissa, o desenvolvimento nunca chega a ser humano, muito menos integral."
 
Diário do dia 8 de Julho de 2009 do Mário de Oliveira
 
 

terça-feira, julho 07, 2009

Buscar a felicidade é buscar Deus

"Nunca vi uma pessoa que não estivesse interessada em Deus - embora ele não saiba disso -, pois nunca vi uma pessoa que não estivesse interessada na felicidade.

Se você se interessa pela felicidade,
se interessa por Deus; se se interessa em ser feliz, se interessa por Deus."

Osho, em "A Música Mais Antiga do Universo"

sexta-feira, julho 03, 2009

A montanha e o Homem

"O Homem que remove uma montanha, começa por carregar pequenas pedras."
 
Provérbio Chinês