"Como conseguir ter pessoas e equipas motivadas, diariamente empenhadas e entusiásticas, assumindo como seus os desafios das suas equipas e empresas?
Uns referem a importância do feedback, dos objectivos ambiciosos, das pessoas certas nos lugares certos. Outros apontam a necessidade de quem lidera ser um exemplo e uma referência, vendo a sua autoridade reconhecida mais que imposta. Alguns dizem que é fundamental gerir de modo adequado as expectativas daqueles que dirigem. Muitos defendem que sem prémios financeiros nada feito, que sem colocar os colaboradores a correr atrás da "cenoura" representada pelos bónus e pelas promoções, dificilmente se consegue mobilizar a motivação de quem quer que seja.
Todos têm em parte razão, mas nenhuma destas opiniões representa, só por si, a solução verdadeiramente eficaz. Trata-se afinal de seguir um caminho. Desenvolver um processo. Definindo, antes do mais, o que pretendemos alcançar e como consegui-lo. Clarificando depois quais os valores e princípios, que regras de vida colectiva irão enquadrar o trabalho a desenvolver. Em seguida, procurando ganhar o compromisso daqueles que dirigimos para que contribuam para um todo maior que a soma das partes. Observar e ajudar a reflectir sobre os resultados entretanto alcançados, acompanhando e apoiando cada membro da equipa, registando as respectivas atitudes e comportamentos. Controlando a par e passo a sua execução e respectivos ganhos de eficácia, questionando, ouvindo, dando feedback. Gerindo as consequências dos actos de cada um, tanto os que fazem bem como, principalmente, os que não cumprem como desejado, avaliando com justiça o seu desempenho.
Sem ambiguidades nem hesitações de qualquer espécie, todos precisam de perceber que ou mudam de atitudes e comportamentos ao serviço da equipa, ou alguém os muda. Por fim, talvez o maior dos desafios para quem dirige pessoas e equipas. Ser um modelo e uma referência. Aparentemente simples. Bastante eficaz. Mas, atenção! Fácil de dizer, difícil de fazer"
por Jorge Araújo no Jornal Oje
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