terça-feira, janeiro 16, 2007

Egoísmo e/ou egocentrismo

Do dicionário online da Priberam

Egoísmo - amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios; conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.

Egocentrismo - tendência pessoal exagerada em considerar tudo sob o próprio ponto de vista e em fazer de si próprio o centro do universo; subjectivismo.

Interessantes estas definições.

“Amor próprio excessivo”. Onde está o problema? Digam-me onde está o problema do “amor próprio excessivo”?
Para mim, o ser egoísta é intrínseco ao ser humano. Como podemos funcionar sem amor próprio? Será que o amor próprio pode ser excessivo? A partir de que valor é passa a ser excessivo? Se eu não olhar unicamente para os meus interesses em detrimento dos alheios, quem olhará? Os que me são alheios? Quem de entre vós sabe quais são os meus interesses? Se vós não sabeis quais são os meus interesses, como podem olhar pelos meus interesses? A conservação do indivíduo, quem é que não se quer preservar? Vou deixar de tomar banho para deixar de ser egoísta? Vou deixar de comer para deixar se ser egoísta? Vou deixar de pensar, raciocinar, sentir para deixar de ser egoísta?

O egocentrismo é o fazer a mim próprio o centro do universo, concordo com esta definição, de resto não vejo problema no subjectivismo, nem na tendência pessoal exagerada em considerar tudo sob o próprio ponto de vista. Mais uma vez, quem é que me vai dizer que a partir de determinado valor passou a ser exagerada?

Até já.

2 comentários:

Desassossego disse...

"Eu amo-me logo amo-te. Eu sou o meu ser amoroso, este meu ser amoroso é alargado aos outros que fazem parte do Ser Global, no encontro com os outros seres, eu encontro no seu amor o meu amor por mim e pelos outros. Se eu não me amar, andarei para sempre à procura de quem me ame, e esse alguém nunca me amará como eu poderia amar-me."
Um beijo doce.

Anónimo disse...

A razão, a lógica talvez chame egocentrismo e / ou egoísmo.Mas eu não!
Eu chamo AMOR PRÓPRIO, porque ninguém me vai amar mais que eu mesma, eu penso em mim em primeiro lugar, porque se eu não pensar, eu não me amar quem irá fazé-lo por mim?
Beijos