sexta-feira, dezembro 22, 2006

As histórias de Natal

Toda a gente sabe o que é o Natal.

Mais uma vez vai ser contada a história de um menino que sendo homem era deus, e sendo deus era homem. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história deste menino, ter sido gerado no ventre de uma mulher sem precisar de espermatozóide de homem algum, e que essa mulher foi engravidada por um espírito chamado santo. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história de que essa mulher teria de ser, também ela, de origem divina, sendo o seu filho deus, ela passou a ser mãe de deus. Afinal deus tem uma mãe. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história do anjo que convida a futura mãe a beber um copo, isto tudo para lhe comunicar que ela iria ser a mãe de deus. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história do "pai" do menino, o tipo que tinha problemas de insónias, e sonhou que tinha de receber no seu T0, uma mulher já engravidada pelo deus Pai, com um deus filho no ventre, pela acção de um espírito chamado santo. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história daquela família desestruturada, em que o "pai" não é o pai da criança, e a mãe passada dos carretos acha que ficou grávida pela acção de um espírito chamado santo. E em como eles eram pobrezinhos, só tendo um burro, coisa que naquele tempo equivale a um opel corsa. E em como ficaram na rua, por não terem feito a reserva da pensão com antecedência, coisa que assinala a falta de cuidado daqueles pais, ditos extremosos. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história daquela família que se teve de refugiar numa gruta que servia de curral, tudo grátis e com direito a ar condicionado bufado pela vaca e pelo burro, frio não passaram, e a palha é um material biodegradável e muito quentinho. Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história daqueles cientista malucos montados em camelos, que andavam à procura de um menino especial de corrida, para lhe dar ouro (parece que não melhorou muito as finanças da família, mas deve ter dado para os estudo do menino até à universidade), incenso (é bom para fazer aromaterapia) e mirra (é bom para o Reiki, e Feng Shui). Mistério!!!

Mais uma vez se conta a história da estrela (ou cometa) que não tinha mais nada para fazer do que se ir pôr por cima da gruta transformada em curral onde nasceu o menino especial de corrida. Estrela essa que os tais cientista malucos montados em camelos, andavam a seguir. Há gente passada dos carretos. Mistério!!!

A minha verdade diz-me que Jesus nasceu, e que nos chamou à atenção para muitos aspectos da Vida/Deus/Amor. Para mim, o natal de Jesus é todos os dias, sempre que eu sinta que um ser humano (eu incluído) ou o resto da criação, precisa da minha prenda, da dádiva de mim mesmo, da minha disponibilidade de tempo e de outros recursos. Estou em permanente natal de Jesus.

Jesus diz "Ama o teu próximo como a ti mesmo" e eu digo "Ama-te e amarás tudo".

Deste vosso irmão em humanidade.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sim, realmente isso tudo é um Mistério bastante misterioso...
Mas o que interessa é que o Natal deveria ser todos os dias e não necessariamente só porque dizem que Dezembro é o mês de mais solidariedade e de paz e harmonia. Se durante todo o ano não fizeste nada para ajudar o teu próximo não é este mês que te vai dar uma loucura de solidariedade... Natal é todo o ano... Até porque está provado que Jesus não nasceu em Dezembro e muito menos no dia 25, só foi uma data estipulada pelos católicos... Bom mesmo era que todos se mentalizassem disso. Não sei dava jeito!!!

Um Santo Natal para ti caro amigo!!!

Desassossego disse...

Luís, mais uma vez me deixaste repleta... já tinha ouvido muitas vezes essa história, confesso que das primeiras vezes abrir a boca de espanto... depois a admiração deu lugar a contradição...
E percebi que aquele menino, feito homem, feito Deus não era mais do que um tipo porreiro, cujas palavras e actos foram totalmente deturpados a favor de alguns, muito poucos seja dita a verdade.
bem, posto isto, devo dizer que estou grata pela dádiva de ti mesmo que tem recheado os meus dias.
....vou até atrever-me e usar umas palavras tuas do post antigo:" EU Amo-me logo amo-te"
Beijo doce... fica bem.

Elisheba disse...

Eu realmente fico perplexa com a atroz racionalização acerca das coisas de Deus.Apesar de tanta "intlectualidade" a CEGUEIRA É BASTANTE VISIVEL.

Como é possivel acreditar-se em Jesus, nessas basicas verdades (paz, amor...)quando o livro do quais são retiradas essas mesmas verdades tambem diz:

Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, MINGUEM VEM AO PAI SENAO POR MIM;

O mundo jaz no maligno;
Ele veio para desfazer as obras do maligno,
Ele é o Salvador....
Quem crer e for batizado será salvo e quem nao crer será condenado....
A descrição dos milagres e maravilhas
...e tantas tantas outras milhares de coisas!!!!!!!


"O Homem natural nao pode entender as coisas de Deus porque lhe parecem loucuraa pois elas se discernem espiritualmente"

"Deus torna loucura as coisas sábias deste mundo"


TUDO O QUE ESCREVEU ACERCA DO NASCIMENTO DE CRISTO É A MAIS DETURPADA QUE ALGUMA VEZ LI.

NADA DISSO ESTA ESCRITO, JAMAIS SERIA DESSA FORMA

A MAE DE DEUS NAO TINHA ORIGEM DIVINA, ERA UMA SIMPLES MULHER, VIRTUOSA QUE DEUS ESCOLHEU

SIM, O ESPIRITO SANTO TEM TODO O PODER E ASSIM CONCEBEU JESUS PARA QUE SEM PECADO LEVASSE O PECADO DE TODOS (OS QUE O ACEITAM!)

ISTO QUE ESCREVEU É UMA PURA E DENSA ABERRAÇÃO. REVELA QUE SABE TÃO POUCO TAL COMO ESCARNECE DO PROPRIO DEUS QUE VOÇÊS CLAMA SABER TANTO

POIS...ISSO É APENAS O SEU RACIOCINIO POIS PERANTE DEUS E OS SEUS MISTERIOS SABE TÃO, MAS TÃO POUCO!!!

Elisheba disse...

O ser humano só tira o que quer retirar do livro DA VIDA aquilo que lhe dá jeito.


Se cre que Jesus éra assim tao bom e que deixou tantas mensagens de paz e liberdade e amor, leia tambem o resto mas....O MAIS PROVAVEL É NAO LHE CONVIR!

Caso contrario, se acha que resto que esta escrito é uma grande peta...então nao faz sentido algum andar a acreditar e a falar de Jesus

poca disse...

já eu gosto do natal só pela reunião familiar.. e pelas histórias que ouço contar pelo meu pai, ou pelos meus tios... parece que a história dos nossos familiares nos tornam maiores a nós.. tornam válido o estar aqui, o ser família!
beijinho grande

Salseira disse...

Oi.

É difícil acreditar. É difícil acreditar que Jesus nasceu de uma mulher virgem. É difícil acreditar que Jesus é filho de Deus. É difícil acreditar que Jesus tenha feito os milagres que se diz que fez. É difícil acreditar.

É difícil acreditar. É difícil acreditar que existe Deus. É difícil acreditar que Deus Pai exista e deixe tanta coisa de mal acontecer a tanta gente boa. É difícl acreditar em Deus quando hoje em dia vemos tão poucas manifestações suas. É difícil acreditar.

No entanto, eu acredito em Deus. É mais difícil acreditar na história de Jesus. Mas... porque não? Cada um acredita no que quer e no que lhe faz bem. Se quisermos ler a Bíblia literalmente quem nos impede? E se quisermos ler a Bíblia figurativamenten quem nos impede?

O que importa é que cada um de nós encontre o seu caminho dentro de si e que, independentemente da sua religião, tente que esse caminho seja o caminho do Bem. Porque, no fundo, é isso que todas as religiões procuram.

"Ama o teu próximo como a ti mesmo"... nem Jesus quis acreditar que fosse possível alguém não se amar a si próprio. É essa a mensagem dele: 1º ama-te a ti para que possas amar os outros.

Mas o mais fundamental de tudo, para mim, é que cada um tem direito à sua opinião e a manifestá-la desde que o faça dentro do respeito pelo outro.

Beijinhos e desculpa o testamento.

Funny disse...

A crença em Deus pode ser algo relativo. És melhor pessoa por amares a Deus? És mais feliz? Fazes os outros mais felizes?

Se Deus na tua vida for sinónimo de angústia, sofrimento e infelicidade procura outro Deus, porque qualquer Deus em que acredites deve fazer-te mais Feliz e com Muito Amor.

Bjs e abraços para todos os que visitam este cantinho universal :D