quinta-feira, novembro 16, 2006
Estados do Ego
Na figura estão representados os órgãos psíquicos, os quais se manifestam fenomenologicamente e operacionalmente através dos três estados de Ego correspondentes, que são eles Pai, Adulto e Criança. Os Estados do Ego são manifestações dos órgãos psíquicos, podendo compreendê-los da seguinte forma:
Estado de Ego Pai - Manifestação da Exteropsiquê
Estado de Ego Adulto - Manifestação da Neopsiquê
Estado de Ego Criança - Manifestação da Arqueopsiquê
O Estado de Ego Pai é o reservatório de normas e valores, de conceitos e modelos de conduta, surge no indivíduo por volta dos 3 anos de idade e suas principais fontes são os pais, (ou substitutos) e outros familiares e pessoas que convivam com a criança e tenham uma figura de autoridade e importância na vida dela. Está sujeito a influências culturais e impões à pessoa ações, regras e programas de conduta.
O Estado de Ego Adulto é a parte da personalidade do indivíduo que recebe informações de fora para dentro, as analisa, as compara e toma decisões baseado no seu banco de dados. É a parte racional do ser humano, que adquire conceitos pensados da vida desprovidos de influências sentimentais. Seria segundo Kertész(1985), o hemisfério esquerdo do cérebro, nos destros. Sua função básica é trabalhar, estudar e operacionar.
O Estado de Ego Criança surge logo que se nasce. É o primeiro Estado de Ego a emergir no ser humano e representa as emoções básicas como alegria, amor, prazer, tristeza, raiva e medo. Esta é a parte mais autêntica do ser humano e também a mais reprimida pela educação. Segundo Kertész(1985) representada pelo hemisfério direito do cérebro dos destros, hemisfério esse que processa os sonhos, as imagens, estimulado quando se usa a criatividade e a arte.
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_Transacional"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Luis Carlos!!!
passei r gostei do teu "cantinho""
beijinhos!
:))
Ola!
Também sou fan do Neale Walsh. Gostei do seu espaço!
Há dois filmes que penso gostaria de ver. São em inglês.
"What the bleep do we know" (tem a ver com a teoria quantica) e "The Secret" (2006) onde entra o próprio Neale entre muitos outros "buscadores", tais como Jerry e Esther Hicks que são fabulosos!
Através do Google pode procurar os sites.
Beijinhos
Nhuca
Olá passei e fiquei porque os assuntos aqui escritos me dizem muito.
Faço parte do grupo espiritual da Alexandra Solnado e é fantástico.
Quero convidar a visitar o meu pequeno espaço que fica em :
www.pauldospatudos.blogspot.com
até lá, um abraço
Ana Paula
Enviar um comentário