quinta-feira, novembro 16, 2006

Estados do Ego


Na figura estão representados os órgãos psíquicos, os quais se manifestam fenomenologicamente e operacionalmente através dos três estados de Ego correspondentes, que são eles Pai, Adulto e Criança. Os Estados do Ego são manifestações dos órgãos psíquicos, podendo compreendê-los da seguinte forma:
Estado de Ego Pai - Manifestação da Exteropsiquê
Estado de Ego Adulto - Manifestação da Neopsiquê
Estado de Ego Criança - Manifestação da Arqueopsiquê



O Estado de Ego Pai é o reservatório de normas e valores, de conceitos e modelos de conduta, surge no indivíduo por volta dos 3 anos de idade e suas principais fontes são os pais, (ou substitutos) e outros familiares e pessoas que convivam com a criança e tenham uma figura de autoridade e importância na vida dela. Está sujeito a influências culturais e impões à pessoa ações, regras e programas de conduta.

O Estado de Ego Adulto é a parte da personalidade do indivíduo que recebe informações de fora para dentro, as analisa, as compara e toma decisões baseado no seu banco de dados. É a parte racional do ser humano, que adquire conceitos pensados da vida desprovidos de influências sentimentais. Seria segundo Kertész(1985), o hemisfério esquerdo do cérebro, nos destros. Sua função básica é trabalhar, estudar e operacionar.

O Estado de Ego Criança surge logo que se nasce. É o primeiro Estado de Ego a emergir no ser humano e representa as emoções básicas como alegria, amor, prazer, tristeza, raiva e medo. Esta é a parte mais autêntica do ser humano e também a mais reprimida pela educação. Segundo Kertész(1985) representada pelo hemisfério direito do cérebro dos destros, hemisfério esse que processa os sonhos, as imagens, estimulado quando se usa a criatividade e a arte.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_Transacional"

3 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Luis Carlos!!!

passei r gostei do teu "cantinho""


beijinhos!
:))

Anónimo disse...

Ola!
Também sou fan do Neale Walsh. Gostei do seu espaço!

Há dois filmes que penso gostaria de ver. São em inglês.
"What the bleep do we know" (tem a ver com a teoria quantica) e "The Secret" (2006) onde entra o próprio Neale entre muitos outros "buscadores", tais como Jerry e Esther Hicks que são fabulosos!
Através do Google pode procurar os sites.
Beijinhos
Nhuca

Paúl dos Patudos disse...

Olá passei e fiquei porque os assuntos aqui escritos me dizem muito.
Faço parte do grupo espiritual da Alexandra Solnado e é fantástico.

Quero convidar a visitar o meu pequeno espaço que fica em :
www.pauldospatudos.blogspot.com
até lá, um abraço
Ana Paula