segunda-feira, agosto 03, 2009

Pandemia.... de lucro!

"No planeta, todos os anos morrem dois milhões de pessoas vítimas da malária, que poderia ser prevenida com um simples mosquiteiro. E a comunicação social não diz nada.
No mundo, todos os anos dois milhões de meninos e meninas morrem de diarreia que poderia ser tratada com um soro oral de 25 centavos. E a comunicação social não diz nada.
Sarampo, pneumonia, doenças curáveis com vacinas baratas, causam a morte de dez milhões de pessoas no mundo todos os anos. E essas notícias não são divulgadas.
Mas há alguns anos atrás, quando a gripe aviaria surgiu, inundaram o mundo de notícias, sinais de alarme…
Uma epidemia, a mais perigosa de todas! Uma pandemia! Só ouvia da terrível doença das galinhas.
Porém, o influenza causou a morte de 250 pessoas em todo o mundo. 250 mortos durante 10 anos, para o qual dá uma média de 25 vítimas/ano.
A gripe comum mata meio milhão de pessoas todos os anos no mundo. Meio milhão contra 25.
Um momento. Então, por quê se armou tanto escândalo com a gripe aviaria?
Simples. Porque atrás dessas galinhas havia um "galo", um galo de espora grande.
O Laboratório farmacêutico Roche com o seu já famoso Tamiflú, vendendo milhões de doses aos países asiáticos.
Embora o Tamiflú é de efectividade duvidosa, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a população deles.
Com a gripe aviaria, Roche e Relenza, as duas grandes companhias farmacêuticas que vendem esses antivirais, obtiveram milhões de dólares de ganância.
Antes com as galinhas e agora com os porcos. Sim, agora a psicose começou com a gripe suína. E os jornalistas do mundo só falam disto.
Eu desejo saber: se atrás das galinhas havia um "galo", atrás desses porcos não haverá um "grande porco"?
Porque indubitavelmente são as multinacionais poderosas que vendem os remédios supostamente milagrosos.
E novamente a "bola da vez" é o "milagroso" Tamiflú? Quanto custa? 50 dólares a caixa!
50 dólares uma caixa de pastilhas? Que grande negócio!
A companhia norte americana Gilead patenteou o Tamiflú. O maior accionista desta companhia é um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, o secretário de defesa de George Bush, "descobridor" das armas químicas que ocasionou a guerra contra o Iraque.
Os accionistas dos grupos Roche e Relenza estão a dar as mãos, felizes com as vendas milionárias do duvidoso Tamiflú.
A verdadeira pandemia é o lucro, a enorme ganância destes mercenários da saúde.
Se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se para a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela preocupa tanto, porque não declara isto como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para a combater?"

http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/jornalismocidadao.aspx?content_id=1320510

2 comentários:

Cris disse...

Oh Luís...
Não é assim tanto!
A Gripe A com DNA humano, suíno e aviário é perigosa, mata mesmo.
Nós os adultos saudáveis na gripe normal, temos os 'pontos'de anticorpos e ultrapassamos com facilidade uma gripe que, por vezes, não pssa duma constipação forte. Por isso, a vacina antigripal sazonal só mas só, está indicada aos imunodeprimidos, idosos, etc. Os outros, saudáveis, podem bem aguentar o contactos com os vírus da gripe sazonal e construir o seu exèrcito de anticorpos (que também funciona para outras maleitas).
Agora com a gripe A...a coisa é diferente...repara bem qual é a média de idades dos contagiados?
Além disso,está na hora de re-adquirir regras sanitárias de convívio em sociedade.
Nós cá em casa, quando saímos, sem pânicos extremos, readquirimos hábitos e cuidados sanitários simples, para além dos alimentares de reforço à imunidade.

Funny disse...

Olá, de facto concordo com a Cris, é importante alertar as pessoas para novas doenças que se propagam e matam algumas pessoas.

É no entanto doentio que se deixem morrer milhões com doenças perfeitamente curáveis, e não se fale disso na comunicação social, nem se faça nada para o evitar. E há uma razão muito simples, é que não afecta os países ditos "desenvolvidos". Se fosse africano ou asiático estaria bem mais preocupado com a cólera, a malária ou a sida do que com a gripe A.

1 abraço,
David