segunda-feira, julho 02, 2007

Deus é Pai, Deus é masculino.

No cristianismo há a ideia que Deus é pai e só pai, que é masculino, que exige, que manda, que controla, que castiga, tal como um pai humano o faz.

A visão de um deus assim é redutora, e apenas serve os interesses masculinos da sociedade patriarcal. Como se sente a mulher perante esta ideia sobre Deus?

E então, as afirmações de Jesus a este respeito?

Jesus viveu numa sociedade patriarcal, ora para explicar e fazer-se entender, teve que dizer “Deus é como um pai”, mas não disse “Deus é pai”, nem disse “Deus não é pai”. Pai para Jesus, é um ser amoroso, carinhoso entre outras qualidades, ora era isto que ele queria dizer.

Deus é tudo o que existiu, existe e existirá, não há algo que não seja Deus, por muito que custe a algumas pessoas, que gostam de ver adversários de Deus, como se esses adversários de Deus não fossem Deus também.

Portanto, tudo o que podemos pensar que é contrário a Deus, é uma ilusão.

Reduzir Deus a ser só pai, tem como único propósito dar aval para a continuação da supremacia masculina.

Se é nosso desejo, o desenvolvimento da sociedade humana, então temos que expandir a nossa definição de Deus. Sem isso, vamos continuar a “bater na mesma tecla”.

Se Deus é tudo, então podemos ver Deus como pai, como mãe, como filho, como filha, como ...

2 comentários:

Scorpshine disse...

Sou de facto da mesmíssima opinião, ainda que tenhamos ambos que admitir que é pura especulação, por mais lógico que seja, por mais verdade que seja, será sempre pura especulação.

Abraço amigo

Nelson Viana disse...

Desculpa Luís, mas acho que essa ideia de Deus de que falas já está há muito tempo ultrapassada. Basta ler a encíclica do Papa Bento XVI "Deus é Amor".

Um abraço amigo

Até já