quarta-feira, abril 29, 2009

Benfeitor vs Libertador

"Se já serviam cem sopas por dia aos pobres, na IPSS da sua paróquia, passam a servir mais 50 ou mais 100, num gesto que mata a fome, na hora, mas não desperta as consciências, muito menos faz saltar cá para fora o ser humano que está adormecido /anestesiado em cada pobre, tanto nos pobres já assumidos, como nos novos pobres, os pobres escondidos. Deste modo, fazem-se passar, ainda por cima, por benfeitores, sem nunca chegarem a ser libertadores. Nunca chegam a ser maiêuticos, como Jesus, que, como se sabe, nunca criou uma IPSS, nem montou uma padaria para dar de comer a quem tinha fome, e eram muitos no seu tempo e país. Enquanto tudo aquilo que fazemos, tudo aquilo que dizemos não fizer acordar dentro das pessoas e dos povos o ser humano-sujeito-protagonista-político-maiêutico que anda em cada uma, cada um de nós, quase sempre adormecido do nascer ao morrer, acaba inevitavelmente por só favorecer e fortalecer ainda mais os poucos cada vez mais ricos que, com grilhões de ferro e de modo cientificamente perverso, conduzem a História para onde muito bem lhes convém e fazem dos Povos gato-sapato, sem que estes alguma vez se levantem como um exército desarmado e lhes façam frente, os amarrem e se apoderem de toda a riqueza que eles indevidamente possuem como sua, quando ela pertence por direito inalienável a todos os Povos da Terra.”

“Mas é por isso que eu insisto tanto que temos de ser pessoas e povos de olhos abertos, pobres por opção a vida inteira, para resistirmos a todas as seduções e permanecermos fiéis a nós próprios e uns aos outros, sem nunca nos passarmos com as nossas capacidades para o bando de assassinos, ladrões e de bandidos que constituem a minoria dos Privilégios que nos domina, engana, mente, aterroriza e, sempre que for preciso, nos mata. É nos pobres e nos Povos empobrecidos e oprimidos do Mundo que está o futuro da Terra, da Humanidade. Não nos seus algozes, nos seus fabricadores, nos seus carrascos. Se não cremos nesta Verdade, a única que nos fará livres para a Liberdade, tão pouco podemos dizer que cremos em Jesus Ressuscitado.”

Diário Aberto de dia 17 de Abril de 2009, do Mário de Oliveira
http://padremariodemacieira.com.sapo.pt/

quinta-feira, abril 23, 2009

O que é o mais importante?

Num automóvel, o que é o mais importante?
Numa árvore, o que é mais importante?
Numa flor, o que é o mais importante?
Num animal, o que é o mais importante?
Num ser humano, o que é o mais importante?
Numa sociedade, o que é o mais importante?
No planeta Terra, o que é o mais importante?
No Universo, o que é o mais importante?
Na Vida, o que é o mais importante?
No Amor, o que é o mais importante?
Em Deus, o que é o mais importante?

...

segunda-feira, abril 20, 2009

Espiritualidade no munda das empresas

"Espiritualidade

IMPÕE-SE encarar com seriedade a importância da espiritualidade no mundo das empresas. Segundo Viktor Frankl, no seu livro “A busca de sentido pelo Homem”, a maior preocupação do ser humano não é ter prazer ou evitar a dor, mas sim descobrir o sentido da sua vida, referindo
que “esta busca representa o maior motor motivacional que alimenta a existência humana”.

Mitroff e Denton, no seu “Spiritual audit of corporate America”, concluem que “as empresas que
reconhecem valores espirituais, e os alinham com os seus objectivos de negócio, obtêm melhores resultados do que aquelas que o não fazem”.

No livro “A nova Inteligência”, Daniel Pink afirma que “há um reconhecimento crescente que a espiritualidade, não necessariamente a religião, mas a definição mais alargada da preocupação pelo sentido da vida, é uma parte fundamental da condição humana”.

Steven Quartz, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, refere que “os estudos sobre a nossa constituição biológica tornam cada vez mais claro que somos criaturas sociais que anseiam por uma noção de coerência e propósito”.

Por sua vez, Ronald Inglehart, da Universidade de Michigan, afirma que “o mundo moderno está a atravessar uma mudança lenta nos seus princípios funcionais, uma mudança gradual de valores materialistas para prioridades post-materialistas como a qualidade de vida.”

Numa época em que o isolamento do ser humano é cada vez mais evidente e o conceito de comunidade deixou praticamente de fazer sentido, é decisivo reconhecer quanto devemos não perder de vista o tema da energia espiritual e das emoções nas organizações.

Razão mais do que suficiente para que a busca de um significado para a vida deva ser parte integrante da existência de qualquer quadro de empresa. Que terá de ter impacto comunicacional, empatia, entender as subtilezas da interacção entre as pessoas e encontrar a satisfação de conviver de forma positiva consigo próprio, como também ajudar os que o rodeiam a consegui-lo."

de JORGE ARAÚJO,
no espaço de opinião "GERIR É TREINAR"
do Jornal Oje
do dia 20 de Abril de 2009

...

sexta-feira, abril 17, 2009

Quem é realmente religioso?

"Por milhares de anos você tem permanecido identificado com a mente, tem despejado muita energia nela. Ela segue girando e girando, por meses e anos. Mas se você conseguir permanecer um observador silencioso, um observador na colina, então pouco a pouco a energia, o momentum, é perdido e a mente chega a parar.

No dia em que a mente parar, você chegou. A primeira visão do que é Deus e de quem é você acontece imediatamente, porque uma vez que a mente para, toda a sua energia que tinha permanecido envolvida com ela é liberada. E essa energia é tremenda, é infinita: ela começa a descer em você. É uma grande bênção, é graça.

Os chamados revolucionários seguem fracassando porque eles continuam tentando dar um jeito nas mesmas coisas da mente. Alguém acredita em Deus e daí aparece um revolucionário que diz, 'Não há Deus algum e eu não acredito em Deus'. Mas ele é tão fanático com suas idéias como as pessoas que acreditam em Deus.

Crentes e descrentes, ambos são fanáticos. Uns se apegam ao sim e outros se apegam ao não, mas sim e não, ambos são partes da mente. Você escolhe uma parte e um outro alguém escolhe a outra parte. Um é cristão e o outro é hindu, mas ambos são mentes. Um escolheu a Bíblia e o outro escolheu os Vedas, mas ambos são partes da mente.

Então, quem é realmente religioso? Aquele que não fez escolhas a partir da mente. Você não pode chamá-lo cristão, nem hindu, nem comunista; você não pode chamá-lo teísta nem ateu. Ele simplesmente é. Ele é indefinível. Você não consegue rotulá-lo. Ser é tão vasto que não pode ser rotulado. Nenhuma palavra é adequada o suficiente para descrever o ser. Em tal vastidão, a liberdade; em tal vastidão, a felicidade."

Osho
Retirado daqui Palavras de OSHO
...

quarta-feira, abril 15, 2009

Amo-te

NDW - Amo-te, sabes?

Eu sei que amas, e Eu a ti.

Do livro “Conversas com Deus – Livro 1”
Página 195, capítulo 10

quarta-feira, abril 08, 2009

Sobre mudar o mundo

Hoje fui interpelado por um jovem que dizia que tinha vindo de Fátima, e que queria mudar a cidade de Lisboa, e que mudando pelo menos metade, essa metade podia influenciar a outra.

Tinha na mão um molho de fitas com frases, e perguntou-me se podia entregar uma, pelo movimentos dele consegui perceber qual era a frase destinada a mim, e ele voltou a perguntar se eu pensava sobre se eu pensava sobre a mudança no mundo e eu disse que sim que pensava e que fazia aquilo mesmo, ele então viu a frase que queria me entregar, e disse que ele estava a fazer o mesmo, e agradeci-lhe o convite de aceitar a frase ( que não a aceitei) e despedi-me dele.

"Dá o teu melhor de ti mesmo"

Que seja assim esta Páscoa (A palavra Páscoa advém, exactamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida))

...

segunda-feira, abril 06, 2009

A vida só começa quando há algo mais sagrado que a vida

"No momento em que você começa a procurar por si mesmo, torna-se um ser abençoado. A própria procura é o início da transformação.

Quanto mais empenhado você estiver nessa procura, mais cedo acontecerá a transformação. Faça isso com intensidade, com totalidade.

Este é um dos segredos fundamentais da vida e da existência: você só vive quando tem algo pelo qual está disposto a sacrificar até a própria vida. A vida só começa quando você tem algo mais - mais nobre, maior, mais sagrado que a vida.

Quando a própria vida torna-se apenas um meio para um fim maior, então ela começa a ter um contexto. E só nesse contexto há sentido, significado, alegria."

Osho, em "Meditações Para o Dia"

...

quarta-feira, abril 01, 2009

As Leis

“Aquilo que mais recearás será o que mais te atormentará. O medo atrair-te-á para isso como um íman. Todos os vossos textos sagrados – de qualquer crença ou tradição religiosa que tenham criado – contêm a clara advertência: não temais. Achas que é por acaso?
As Leis são muito simples:
1. O pensamento é criativo.
2. O medo atrai uma energia igual.
3. Só existe o amor.”

Do livro "Conversas com Deus - Livro 1"
Do Neale Donald Walsch

...