segunda-feira, abril 20, 2009

Espiritualidade no munda das empresas

"Espiritualidade

IMPÕE-SE encarar com seriedade a importância da espiritualidade no mundo das empresas. Segundo Viktor Frankl, no seu livro “A busca de sentido pelo Homem”, a maior preocupação do ser humano não é ter prazer ou evitar a dor, mas sim descobrir o sentido da sua vida, referindo
que “esta busca representa o maior motor motivacional que alimenta a existência humana”.

Mitroff e Denton, no seu “Spiritual audit of corporate America”, concluem que “as empresas que
reconhecem valores espirituais, e os alinham com os seus objectivos de negócio, obtêm melhores resultados do que aquelas que o não fazem”.

No livro “A nova Inteligência”, Daniel Pink afirma que “há um reconhecimento crescente que a espiritualidade, não necessariamente a religião, mas a definição mais alargada da preocupação pelo sentido da vida, é uma parte fundamental da condição humana”.

Steven Quartz, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, refere que “os estudos sobre a nossa constituição biológica tornam cada vez mais claro que somos criaturas sociais que anseiam por uma noção de coerência e propósito”.

Por sua vez, Ronald Inglehart, da Universidade de Michigan, afirma que “o mundo moderno está a atravessar uma mudança lenta nos seus princípios funcionais, uma mudança gradual de valores materialistas para prioridades post-materialistas como a qualidade de vida.”

Numa época em que o isolamento do ser humano é cada vez mais evidente e o conceito de comunidade deixou praticamente de fazer sentido, é decisivo reconhecer quanto devemos não perder de vista o tema da energia espiritual e das emoções nas organizações.

Razão mais do que suficiente para que a busca de um significado para a vida deva ser parte integrante da existência de qualquer quadro de empresa. Que terá de ter impacto comunicacional, empatia, entender as subtilezas da interacção entre as pessoas e encontrar a satisfação de conviver de forma positiva consigo próprio, como também ajudar os que o rodeiam a consegui-lo."

de JORGE ARAÚJO,
no espaço de opinião "GERIR É TREINAR"
do Jornal Oje
do dia 20 de Abril de 2009

...

Sem comentários: