quarta-feira, março 26, 2008

O autoconhecimento, segundo o OSHO

"O autoconhecimento acontece a uma mente lúcida e clara, liberta de palavras, e não a uma mente carregada de juízos de valor e de conceitos de «beleza», «fealdade», etc. O autoconhecimento acontece a uma mente silenciosa."

do livro "A semente de mostarda" do OSHO

terça-feira, março 11, 2008

Os novos pecado capitais

Se vão poucas pessoas às missas da igreja católica apostólica romana, quantas agoram irão? Estão todos condenados a arder no inferno.

"Rol inclui ainda o tráfico de droga e o aborto. Globalização 'oblige'
Uma verdadeira revolução. Pedofilia, aborto, poluição do ambiente, pobreza extrema de uns e riqueza escandalosa de outros são alguns dos novos pecados mortais definidos pelo Papa. Há mais: tráfico de droga e realização de experiências de manipulação genética, nomeadamente com embriões. Quem os cometer, é certo e sabido, vai para o inferno, penando lá o que fez por cá.

Já não bastava o tradicional, ou seja, o que fora estabelecido pelo Papa Gregório I no remoto século VI - gula, avareza, preguiça, raiva, luxúria inveja e orgulho como pecados com direito a bilhete directo, sem apeadeiros, ao covil do Diabo -, como agora a globalização se meteu de permeio, incentivando o Sumo Pontífice a alargar o implacável rol. Portanto, contas feitas, se aos sete antigos juntarmos estes seis modernos temos... 13, "curioso" número, como diria alguém. A que convém somar mais dez coisas a não fazer, os Dez Mandamentos, que, em matéria de costumes é particularmente incisiva no que respeita ao casamento: "Não cometerás adultério!", "Não desejarás a mulher do próximo" (presume-se que o marido da próxima também).
Venalidades.

Isto porque o Sumo Pontífice anda a perder a paciência, no sentido bíblico da expressão, com aqueles que se dizem cristãos, alardeando a sua religiosidade, mas que, afinal, e não vão à missa, nem ao domingo, e, se vão, não confessam os seus pecados, incluindo os capitais. O que dizem os visados? Dizem que não precisam de intermediários para pedir o perdão, a absolvição divina. Uma conversinha "a dois" bastará - entre o pecador e o Senhor. "Sabe, queria dizer-Lhe que..."A nova lista foi publicada no jornal Osservatore Romano."

in Diário de Notícias de 11/03/2008, artigo de Cadi Fernandes