sexta-feira, dezembro 21, 2007

O que é o Natal?

"A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.c..
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adoptado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invictis Solis), e tentaram fazê-la parecer “cristã”. Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico." - Texto da Wikipédia

Afinal as tradições pagãs continuam aí em força e com a "roupa" de cristianismo, afinal os cristãos estão a prestar culto ao deus Saturno e ao deus Mitra, portanto este Natal nada tem a haver com a mensagem de Jesus que sempre fugiu da situação de ser um deus venerado, mas dois séculos depois do seu nascimento, lá conseguiram transformá-lo num deus venerável, a quem temos que prestar culto.

Tal como o ditado popular "Em terra de cegos quem tem um olho é rei" e assim aconteceu a Jesus, logo que puderam transformaram-no num rei, num sol, num deus, num saturno, num mitra e noutras aberrações pagãs.

Desfiguraram a imagem de Jesus e amaciaram a sua mensagem, foi a sua segunda volta ao calvário e esta imagem continua aí, para alimentar os famintos de dinheiro e poder temporal, e as pessoas vão, qual rebanho que segue o seu pastor do negócio, que quando lhe dá prazer as mata e as esfola.

Sintam felizes pelo vosso nascimento, pelo vosso Natal.

P.S. - Hoje é o dia em que o número de horas de luz é menor.

Sem comentários: