quarta-feira, novembro 21, 2007

O livro que estou a ler - Nascido num dia azul

Por Dentro da Extraordinária Mente de um Autista Savant


Uma viagem – guiada pelo próprio – ao interior de uma das mais fascinantes mentes dos dias de hoje.

Daniel Tammet tem a Síndroma de Savant, uma forma extremamente rara da síndroma de Asperger (autismo de alto funcionamento), que lhe concede poderes mentais quase inimagináveis, muito semelhantes aos retratados por Dustin Hoffman, no filme “Encontro de Irmãos” (Rain Man).

Daniel vê os números como formas, cores e texturas e consegue realizar extraordinários cálculos mentais em poucos segundos.

Em 2004, memorizou e recitou mais de 22 000 dígitos de pi, estabelecendo um novo recorde. É também um linguista de génio: fala 7 línguas e aprendeu o islandês numa semana.Mas é virtualmente um caso único entre as pessoas com distúrbios autistas graves, visto que, não só não está isolado do mundo e é capaz de levar uma vida completamente independente mas, sobretudo, consegue explicar o que acontece dentro da sua cabeça.

Nascido num Dia Azul é uma história exemplar de sucesso, que começa na pequena infância, quando Daniel era incapaz de fazer amigos e era gozado pelos outros, até à idade de jovem adulto, em que aprendeu já a controlar-se e a viver de forma independente, se apaixonou, experimentou uma conversão religiosa ao cristianismo e, mais recentemente, se tornou uma celebridade.

Texto copiado da editora Estrela Polar.

4 comentários:

Desassossego disse...

Já li esse livro.
Achei interessante a forma como ele descreve os episódios da vida dele, os sentimentos, os afectos, as crenças... de uma forma racional e concreta...
depois diz o que achaste, pode ser?!
Um beijo doce.

Paulo Costa disse...

Olá Luís,

Obrigado pelos seus comentários. Eles acrescentam um tom de discórdia e polémica aos comentários que normalmente recebo. Contudo, é óbvio que tenho outras opiniões e convicções.
Passe de novo no meu blog para ler as minhas reacções aos seus comentários. Creia que o respeito e que compreendo os seus pontos de vista.
Abraço fraterno!

Anónimo disse...

ha mt q n vinha aqui...
o tempo agora me permite...
e de volta a passear neste bom canto regresso...


Livro interessante...
nunca o li, mas penso em comprar para ler. ja ouvir boas criticas deste...


abraço Luis...

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado