quinta-feira, agosto 02, 2007

A revogação da Lei e dos Profetas segundo Jesus

"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu." (São Mateus 5, 17-19)

Como se pode ver, Jesus está no início da pregação da boa notícia. Como é óbvio, percebeu que teria de falar da Lei e dos Profetas, para cativar os seus ouvintes. Não fosse ele também judeu. Mas qual Lei? Quais Profetas? Esta Lei é a Lei do Amor posta na letra da intricada lei mosaica, não é a lei da religião dos sacerdotes do templo de Jerusalém. Os Profetas são aqueles que se ouviram, que se escutaram, e nas suas almas surge a mensagem de boa nova e a transmitiram sem medos e sem rodeios.

Ao dizer “... levá-los à perfeição”, Jesus quer dizer que os doutores da lei deturparam a Lei e os Profetas, para assim poderem chegar ao poder e controlarem as vidas das pessoas, por isso, logo de seguida diz que pode acabar o céu e a terra, quer dizer, pode acabar o poder temporal dos poderosos deste mundo, mas a Lei do Amor proclamada pelos Profetas não acabará, até que se acabe este mundo.

Depois chama a atenção de quem o ouve, que ninguém é excluído de Deus (Reino de Deus), mas aquele que ensina e não pratica o que ensina, está a enganar e a enganar-se, e por isso é chamado de menor, menor no amor por si mesmo e pelo os outros. O que ensina e pratica o que ensina, esse é chamado de grande, grande de amor, por que o seu ensinamento vem de dentro, vem da sua experiência pessoal dos ensinamentos.

Façamos assim.

1 comentário:

Aragana disse...

OLá...voltei com a renovação "anual"... eheheheh