sexta-feira, julho 20, 2007

Jesus, filho único de Deus, ele próprio deus.

Jesus foi um de nós no seu tempo, e toda a sua mensagem foi para transmitir isso, e a alma que habitou o seu corpo, continua a existir, corpo esse que pertence ao pó e a pó voltou.

Como poderia Jesus dizer-se “Filho Único de Deus”? O que ele disse foi “Eu sou filho de Deus” e “Vós sois meus irmãos” e também “Vós sois filhos de Deus”. Tudo o resto é mentira, a não ser que acreditem que é verdade.

Se Jesus é o filho único de Deus, então também somos filhos únicos de Deus, pois não nos repetimos, realmente somos únicos para Deus.

A haver uma santíssima trindade, e Jesus sendo a parte Filho, então também nós fazemos parte dela como Filhos(as). Não estamos separados de Deus. A separação é uma ilusão.

Se Jesus é Deus, também nós somos Deus. Foi Jesus que nos revelou isso. Mas alguém com gosto de ter reis e senhores, a quem servir, ou de se fazer rei e senhor, achou que Jesus devia passar a ser um deus, um imperador, um rei, um ídolo e que deveria ser adorado e bajulado com rituais complicados e exigindo sacrifícios para que nos seja propício e generoso para connosco pobres e desgraçados humanos, quais pedaços de carne ambulante, assim como outro deus qualquer, e ao jeito dos senhores do poder terreno que gostam muito de deuses que os protejam nas suas maquinações, e que os outros sejam submissos ao seu poder que dizem vir directamente de deus, Jesus nunca foi assim e o que aconteceu foi uma traição a Jesus e à sua mensagem de Boa Nova ou boa notícia.

Transformaram a Boa Notícia numa Terrível Notícia. Em vez de escutarmos a sua mensagem, corremos apressados para os rituais de adoração da caricatura de Jesus; em vez de olhar para a forma como Jesus sentiu, disse e fez, tornamo-nos seguidores cegos que precisam das sagradas escrituras como bengalas de cego que tacteiam o chão; em vez de sentirem que Jesus nos chamou para a maioridade para ver o mundo com olhos bem abertos, recolhemo-nos na infantilidade e na menoridade, mantendo os olhos bem fechados.

Valia a pena pensar nisto.

1 comentário:

Fernanda Zimmermann disse...

Acredito muito nisso que você escreveu! COncordo plenamente. Aliás, sou uma fã do Neale (vi o trecho q vc citou no começo). Só gostaria de saber se você sabe dizer qual exatamente é o trecho da Bíblia que tem as frases: ´Eu sou filho de Deus´ e ´vós sois meus irmãos´. Obrigada!